Tags

, , ,

No mês de comemoração da Independência do Brasil vamos falar sobre algumas curiosidades deste momento histórico.

De acordo com alguns pesquisadores, D. Pedro I estaria na casa de sua amante, a Marquesa de Santos, quando recebeu a carta de sua esposa alertando sobre o golpe pretendido por Portugal. A Imperatriz Leopoldina escreveu: “… com o vosso apoio ou sem o vosso apoio ele (o Brasil) fará sua separação. O pomo está maduro, colhei-o já, senão apodrece…”.

Embora o quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo tenha ficado famoso como o momento do grito de independência, ele foi pintado 66 anos depois e com alguns exageros. D. Pedro I voltava de seu encontro secreto com a amante e, portanto, usava um burro para viagens longas e não usava traje especial nem estava acompanhado de uma grande comitiva.

O grito aconteceu no alto da colina próxima ao riacho do Ipiranga, onde a tropa esperava que o imperador se aliviasse de um mal-estar intestinal. O Brasil pagou 2 milhões de libras a Portugal pela Independência. O dinheiro foi emprestado da Inglaterra, iniciando assim, a dívida externa do nosso país.

Anúncios